No dia 21 de outubro de 1960 nascia a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas para representar e fortalecer o varejo brasileiro. Na década de 60, quando ainda éramos conhecidos como Clube de Diretores e Lojistas, também começaram a surgir as primeiras unidades nos estados. Hoje nosso sistema é formado pela CNDL, 27 Federações e mais de 1.500 CDLs espalhadas pelos municípios.

Contamos com uma base formada por cerca de 450 mil lojistas e nosso compromisso é reunir a representação do Sistema e através do SPC Brasil, desenvolver serviços de proteção ao crédito.

Ao longo desse tempo, tivemos inúmeros desafios e um ingrediente foi primordial para nos mantermos erguidos: A UNIÃO.

  • Construímos a nossa história com coragem e ousadia.

  • Para sobreviver, tivemos de ADAPTAR, MUDAR E TRANSFORMAR os nossos negócios.

  • Fomos visionários ao criar o primeiro SPC, que permitiu a troca de informações e a venda à crédito.

  • Na década de 80, nasceu a CDL Jovem, criada para desenvolver jovens empresários lojistas, com espírito de liderança e empreendedorismo.

Em todos esses anos não podemos esquecer de grandes conquistas como:

  • A quebra do duopólio das máquinas de cartão crédito

  • A regulamentação da lei do Cadastro Positivo.

  • A sanção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

  • E recentemente a ampliação dos benefícios do SuperSimples.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Praia Grande – SP é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por comerciantes de Praia Grande (SP) como forma de aglutinar em uma única entidade os empresários que se reuniam em almoços para discutir as questões do comércio de Praia Grande. Filiados e reconhecidos pela Federação estadual (FCDL) e Confederação Nacional (CNDL).

Por sua filosofia inovadora e jovem, a CDL Praia Grande tem tradição na troca de ideias e compartilhamento de experiências, parcerias, convênios e projetos que já são sucesso, para as demais cidades, levando novas tecnologias e soluções, de acordo com as necessidades detectadas em cada local, sendo um agente de mudança conceitual na cidade.